sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Meu Butsudan

O post de hoje não é texto, e sim fotos. Assim que decidi abraçar o Budismo e receber meu Gohonzon, resolvi eu mesmo fazer o meu Butsudan, e aqui apresento o resultado.





2009

2013

32 comentários:

Escola de Aikidô Sergipe - Brazil Aikikai disse...

Parabéns pela Butsudan! Da mesma forma que você construiu a "Casa (DAN) do Buda (BUTSU)", você já está construíndo-o no seu coração para proteger a manifetação do Dharma: o Gohonzon. Parabéns de verdade!

Anônimo disse...

lindo seu butsudan!

Blog da Déborah disse...

Por favor, estou para receber o Gohonzon , procuro medidas para o meu oratorio.. vc pode me ajudar?
meu email é debbietrindade@gmail.com

Cesinha Chaves disse...

Oi Déborah
Que boa notícia!
Eu fiz o meu Butsodan (oratório) e estou para fazer mais um para um amigo com as medidas (mínimas) de 30cm de largura, por 50cm de altura por 7,5cm de profundidade.
Dá uma olhada em alguns aqui no site www.bazarkamakura.com.br
para lhe ajudar no desenho.
E parabéns, hein? Uma nova era vai começar na sua vida, pode crer!
Bjk e boa sorte!

Anônimo disse...

Belo Butsudan! Gostaria de saber se, mesmo não tendo recebido o gohonzon, se posso montar um altar para fazer o gongyo e daimoku, com os outros itens (folhagens, sino -ja tenho - , vela, incenso, frutas)... obrigada
raquel

Cesinha Chaves disse...

Sim, Raquel.Você pode momtar o seu altar e já ir "treinando" com o seu Butsodan, mesmo sem Gohonzon. Assim depois que você receber o seu, é só consagrar e colocar no lugar.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Por favor,estou para receber o Gohonzon,já tenho o oratório,e gostaria de saber se existe algum outro objeto com son que pudesse substituir o sino até que eu possa compra-lo. Estou muito feliz pela minha escolha,crescimento emocional,harmonia familiar,foram as minhas primeiras vitórias.Obrigada e muito boa sorte!

Cesinha Chaves disse...

Eu usei por um tempo um copo de cristal até comprar o meu sino.
Procure uma taça ou copo de cristal e teste o som. Não é o mesmo que o do sino, mas funciona, afinal, é apenas provisório. Parabéns pelo Gohonzon. É bom poder contar com mais uma pessoa na luta do Kossen-rufu.

Neuma disse...

Oi Cesinha, eu sou uma pessoa a parte. Morei no RJ e lá conheci, me apaixonei e me dediquei ao Budismo Nitiren. Lá também recebi meu Gohonzon mesmo sabendo que 8 dias depois eu voltaria a morar no CE. Aqui cheguei já a um ano. Meu Gohonzon continua como eu recebi (enrolado) já comprei um oratório no bazarkamakura mas, me falta ainda os demais objetos e tb consagrar. Mas eu continuo fazendo uma hora de daimoku e preenchendo meu quadro de Daimoku familiar. Vcs conhecem alguém em Fortaleza que possa me ajudar? Grata. Neuma neumafurtado@yahoo.com.br

Cesinha Chaves disse...

Neuma
vou encaminhar sua mensagem para BSGI para que eles entrem em contato e providenciem o quanto antes a consagração do seu Gohonzon!

Anônimo disse...

Olá amigo.
Antes de tudo parabéns pelo seu blog, nos ajuda muito suas orientações.
Gostaria de saber se posso fazer algumas mudanças no meu altar. Por exemplo: comprei novos castiçais, vasos para por folhagem verde, sino e o banco para assentar o sino (não comprei a almofada, ainda). Posso fazer as mudanças ou alguém que já está praticando há mais tempo é que pode substituir as peças?
Grata.
Vera

Cesinha Chaves disse...

Olá Vera. Para fazer mudanças no seu oratório não há necessidade de nenhum ritual, que é apenas necessário quando se consagra o Gohonzon. Faça as suas mudanças e "incremente" o seu altar sem problemas!
Boa sorte!

Stella_4Rs disse...

Parabéns, Débora! E com certeza eu também vou querer fazer meu próprio Butsudan assim que eu recebem meu gohonzon

Cleusa disse...

Bom dia adoro este blogger , quero saber se existe uma matéria que fale sobre a harmonia dos acessórios no busudan?

Cesinha Chaves disse...

Cleusa, aqui no blog tem uma matéria sobre os oferecimentos ao Gohonzon que aborda um pouco esse tema, o link é: http://www.budanaweb.com/2009/02/significado-dos-oferecimentos-ao.html

EDNEY ALINE KAUAN disse...

Boa tarde! Gostaria de saber como conseguir meu Butsodan? Sou de Francisco Beltrão - PR e por aqui não tem o budismo... qualquer informação entre em contato edney_aline@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Aqui no blog tem uma matéria onde aponto locais para a compra de Butsodans -> Livros e acessórios budistas, onde conseguir? http://www.budanaweb.com/2010/04/livros-e-acessorios-budistas-onde.html

Para facilitar aqui vão os linls
• Bazar Kamakura - http://www.bazarkamakura.com.br/
• Casa do Oratório - http://www.oratoriosbutsudanronnie.com.br/
• Oratórios Girasol - http://www.oratoriogirassol.com.br/ -
• Oratórios Tsurukyo - http://www.oratoriostsurukyo.com.br/

Em relação aos grupos de estudos na sua cidade por favor entre em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Marcello disse...

Olá, parceiro Cesinha... dia 23 agora estarei recebendo meu Gohonzon e também vou estar fazendo meu Butsudan (mania de marceneiro... rs...). Tenho uma pequena dúvida: claro que posteriormente estarei reformando o Butsudan. Sendo assim, para estar mudando o Gohonzon de Butsudan preciso estar fazendo algum tipo de procedimento especial, tipo chamando meus dirigentes, por exemplo?
Um abraço, parceiro... e obrigado por esse seu blog que tem me ajudado muito a aumentar meus conhecimentos e minha fé...
Marcello

Cesinha Chaves disse...

Que boa notícia, Marcelo! Respondendo a sua pergunta, sim é necessário fazer a consagração do Gohonzon caso for mexer no Butsodan. É a mesma cerimônia que se faz quando se coloca o Gohozon no Butsodan pela 1a vez.

Anônimo disse...

É Butsudan e nao butsodan

Cesinha Chaves disse...

Corretíssimo! Butsu de Buda! Grato por chamar a atenção para o erro. Já consertei no post, mas não consegui corrigir nos comentários.

Anônimo disse...

Cesar, um dos nossos membros, por sinal muito ativo, quer mudar o seu butsudan de lugar, porém ele tem um oratório pequeno como da imagem mostrada acima. No entanto como ele ira mudar somente de uma parede para a outra e ele realmente tem a preocupação em proteção do gohonzon, gostaria de saber se ha a necessidade de desconsagrar o gohonzon e consagrar novamente para uma troca assim rápida e singela, saliento ainda que, tenho meu butsudan que é maior e quando mudo ele de parede somente arrasto para onde fica melhor a visualização dos participantes da atividade.
Por favor me ajude com este caso?

Cesinha Chaves disse...

Sugiro entrar em contato com os dirigentes da organização na sua área e se aconselhar com eles.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Como que eu faço para construir o meu butsudan? Já procurei na internet mas não encontrei. Ainda não vou receber o gohonzon(alguns probleminhas com a familia), mas quando eu puder eu gostaria de eu mesmo construir o butsudan, assim como você! :)
Parabéns, e obrigado!!!

Cesinha Chaves disse...

Caro anônimo, a medida interna do meu Butsudan, onde fica o Gohonzon tem por volta de 52cm X 37cm.
Para "inspiração" Dê uma olhada nos Butsudans que são vendidos nessas lojas online:

http://www.oratoriosronnie.com.br/

http://www.oratoriostsurukyo.com.br/

http://www.bazarkamakura.com.br/

http://www.oratoriogirassol.com.br/

Leonardo disse...

É Necessario ter este butsudan ai, ou pode-se colocar o gohonzon em um tipo de armário ou algo assim?

Cesinha Chaves disse...

Leonardo, o ideal é ter uma "casinha do buda" (butsudan) com porta(s) para poder fechar quando não se está fazendo Gongyo/Daimoku.

Laíssa disse...

Achei o seu um dos mais bonitos que já.
Já recebi meu Gohozon, mas estou com dificuldades de encontrar um oratório que me agrade e que eu possa comprar. Já pensei em eu mesma fazer o meu. E sua postagem me animou. Vc poderia me dizer onde comprou o material em MDf? Pois já procurei em algumas lojas da internet, mas n achei nada que servisse para o oratório.
Obrigada!

Cesinha Chaves disse...

Oi Laíssa. Comprei o material na Leroy Merlin. Eles tem um departamento que corta madeiras sob medida. [ ]s

Vicen Garcia disse...

Precioso!!!!

FoxinRJ666 disse...

Olá! Não sei se você ja recebeu e tudo mais. Caso não tem alguns sites que vendem. Vale pesquisar

Cesinha Chaves disse...

Oi FoxinRJ666, não sei reparou mas esse post é de 2009, quando eu construí o meu Butsudan.
Sim, há sites que vendem Butsudans, fiz um post sobre isso em 2010, com links para 3 lojas virtuais.
A matéria está aqui: http://www.budanaweb.com/2010/04/livros-e-acessorios-budistas-onde.html
Abraço