quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A realização de um sonho - Um roteiro para desenvolver metas claras

O post de hoje é uma matéria que foi apresentada numa reunião de bloco, que reproduzo aqui. Bom proveito!


"A realização de um sonho nasce de um planejamento adequado.

Não existe nada mais agradável que o sabor da conquista e da vitória, porém não há comemoração sem estratégias para atingir os objetivos.
No Budismo de Nichiren Daishonin é muito comum ouvir dos praticantes a necessidade de se traçar metas claras fundamentadas na recitação do Nam-myoho-renge-kyo para se conquistar a felicidade e desfrutar dos benefícios da pratica da fé.
No mercado profissional, o contexto não difere, pois se não há projetos não há construção.
E não há um termo que expresse melhor a fórmula do sucesso do que a palavra aprimoramento. Unindo as duas fórmulas, tanto do desenvolvimento pessoal como do profissional, deparamos com outro conceito, muito mais amplo, que é o planejamento de uma vida, na qual objetivos e sucesso profissional caminham juntos na direção dos sonhos.

Uma folha em branco, uma caneta e os traços dos sonhos.
Mesmo os projetos mais complexos iniciam com um simples desejo escrito em uma folha em branco.
Segundo os especialistas em recursos humanos, para todos os acontecimentos importantes na vida existe um documento escrito. Assim surgiram as certidões de nascimento, casamento e até mesmo a de óbito para registrar datas.
As conquistas também são sempre documentadas em escrituras na compra e venda de imóveis, na aquisição de veículos e até mesmo na compra de de aparelhos eletrônico, o cliente sai com um certificado atestando que o produto lhe pertence. No entanto, quando o assunto é planejamento de vida ouve-se sempre uma informação negativa sobre sua existência.
Infelizmente, a cada dez pessoas apenas uma responde que possui metas claras para a sua vida e muitas relatam que as metas estão todas arquivadas em sua cabeça.


Os especialistas vão mais longe e declaram: “Se estiver somente na cabeça, não é um registro, não é um documento, e não vai ajudá-lo a obter sucesso.
Pouquíssimas pessoas elaboram o seu planejamento de metas com a devida clareza do que se pretende para o dia seguinte, quanto mais para daqui a um, cinco ou dez anos. Ansiar pelo sucesso sem antes estabelecer uma meta definida é o mesmo que procurar uma agulha num palheiro.
Aliás, é pior do que isso; é o mesmo que procurar a agulha sem mesmo saber como ela é e, ao encontrá-la, não saber reconhecê-la”, declara Yasushi Arita, consultor de treinamento em recursos humanos.
Há uma comparação do desenvolvimento do ser humano com a estrutura das empresas, visando a administração pessoal e familiar.

Dificilmente uma pessoa admite a possibilidade de uma empresa não ter um planejamento para o seu desenvolvimento.
Isso é considerado incorreto e inadmissível.
Para uma empresa, é o mesmo que assinar a falência de todo um investimento e atestar a falta de tino profissional e empresarial de seus dirigentes, é a porta aberta para ser esmagado pelo concorrente.
Na vida de qualquer pessoa, o planejamento de metas e objetivos tem o mesmo peso, aliás, é ainda mais importante, porque disso depende o sucesso em todos os âmbitos de sua vida.
Quem não tem metas e objetivos não sabe onde quer chegar, está à deriva, sem controlar o próprio leme de sua vida.

Assim como as empresas, para alcançar o sucesso, a realização pessoal e profissional, é preciso ter um planejamento de metas, com datas, prazos, ações e especificações detalhadas para tudo o que se deseja alcançar.
O sucesso é decorrência de um planejamento, um documento escrito, detalhado, palpável e possível de ser visualizado, idealizado e vislumbrado, que consistem em várias etapas.

Roteiro para desenvolver metas claras

1º) Definir o que deseja realizar — Ter convicção do seu desejo.

2º) Traçar claramente o prazo em que deseja alcançar a meta — Isso significa determinar dia, mês e ano. Nesta etapa você definirá claramente a data para alcançar sua meta. Dentro do seu planejamento, é indispensável programar alguns planos para checar o grau de evolução.

3º) Escrever, com clareza e precisão, qual é sua meta, quanto tempo levará para ser atingida, a data de início e o que você vai fazer para alcançá-la. O resultado que você obtiver será diretamente proporcional ao que você fizer.

4º) Ler em voz alta o que escreveu — A regra diz ler duas vezes por dia, no mínimo, de manhã e à noite. Sempre que fizer a leitura das metas, deve-se ter o pensamento de que já as concretizou.
O seu subconsciente começará a trabalhar no sentido de concretizá-las. Os especialistas indicam que o ideal é ler 21 vezes por dia durante 21 dias para gravar no inconsciente e subconsciente.

5º) Despertar um desejo ardente — É necessário que a concretização de suas metas, sonhos e objetivos seja tão vital como o ar que você respira. Se você não respirar, morre. Portanto, esse mesmo desejo de viver é que temos que ter nesta etapa.

6º) Ação — Esta é a etapa mais importante. Consiste em partir para a ação imediatamente! Talvez você esteja pensando que agora não é o momento oportuno, que ainda não está preparado e que a executará, em breve, se tudo correr bem. É necessário que você saiba que o sucesso não é algo oportuno, e que mesmo as coisas inoportunas têm o seu devido valor. Portanto, comece hoje mesmo, pois se você não agir, nada acontece.

Imagine diariamente as suas ações!


A imaginação é uma propriedade realizadora e fantástica que todos têm. Cada uma das etapas para a elaboração do planejamento de metas requer a devida atenção para que o resultado seja de conquistas e realizações. Basta empenho e coragem para expor o que você realmente deseja.
As dificuldades na elaboração desse documento valem a atenção para serem superadas, pois é por meio desse valioso documento que se conquistará o sucesso em todos os âmbitos da vida."
Fonte: Brasil Seikyo 11 de Dezembro de 2004, edição nº 1775

14 comentários:

Nathalia disse...

Ha tres dias descobri esse blog e desde entao acesso todos os dias.É fundamental para a pratica da fé.Com essa orientaçao nao ha o que temer,é so manter o espirito de rei leao!!
sem mais,

Nathália Daher

Nam-Myoho-Regue-Kyo

ana mmaria paiva disse...

Parabéns, Adorei, Sou Pratricante do Budismo Nitiren Daishonin e pertenço a Maravilhosa Or. Soka GAKKAI, sou discípula de daisaku Ikeda, me orgulho muito de ter um Mestre de Vida, e vivo.
Obrigada! anapaiva53@yahoo.com.br
Rio de janeiro.

Cesinha Chaves disse...

Grato pelo comentário! E pode acreditar que seu orgulho é o mesmo de muitos praticantes do budismo de Nitiren Daishonin!

Karolina disse...

Essa esquimatização pra realização dos objetivos,vale pra conquistar quem a gente ama?

Cesinha Chaves disse...

Karolina, o importante é o coração! Tem de saber ao certo se "quer" essa pessoa para sua satisfação própria ou se realmente se importa com a felicidade absoluta dela, independente de se concretizar a conquista ou não.

Anônimo disse...

Legal,adorei esse blogger,também faço parte dessa família maravilhosa que éa SOKA GAKKAI...Parabéns....

Lourisvaldo Joaquim da Slva disse...

muito bom, também faço parte dessa maravilhosa organização que é a Soka Gakai internacional, sou discipulo do Presidente ikeda
lorisvaldojoaquim560@hotmail.com
lourisvaldo.

Anônimo disse...

Fui Budista durante 9 anos,consegui vários objetivos, estava tudo bem, de repente eu não tinha mais vontade de ir nas atividades fui perdendo o interesse, não orava mais meu oratoria parecia abandonado, foi assim do nada, sem ter um motivo, tentava várias vezes e não conseguia, até que um dia resolvi devolver o Gohonzon, eu achava uma falta de respeito, ter um objeto de devoção que me ajudou tanto ali sem a menor consideração, a comunidade lutou muito para que eu não devolvesse, mas devolvi. Pulei daqui e dali em várioas religiões, mas nada era iqual ao Budismo. Depois de uns 10 anos mais ou menos pedi socorra a comunidade e com muito carinho estou eu aqui de volta, mas e o Gohonzon, será que poderia tê-lo de volta, sei que tenho que fazer uma luta muito grande e estou fazendo, já tenho meu oratorio completo so esperando o Objeto de Devoção estou fazendo todos os dias a oração e Daimoku, mas está dificil me conectar com o universo sem "Ele" Oque você acha será que vou recebê-lo?

Cesinha Chaves disse...

Caro "Anônimo, o que importa é o presente. Se o seu arrependimento for sincero, a sua vontade de seguir e propagar a Lei é verdadeira, seu coração é puro e o seu desejo genuíno, não vejo porquê não possa receber novamente a concessão do Gohonzon.

Maria Fernandes disse...

Meu nome é Maria

Sou praticante desde 1989,porem sempre tive dificuldade para estabelecer metas com data,ainda meia afastada da pratica porem nunca deixando de recitar Daimoku,Ontem encontrei com uma amiga e ela mas uma vez me ensentivou e depois encontrei essa maravilhosa pagina no google,to muito feliz e decidida a fazer uma pratica correta para haver efeito na minha vida pois só com Daimoku tudo funciona e vou orar com objetivo de ver claramente o que eu quero para me tornar a pessoa mais feliz desse mundo e cumprir minha missão como Discipula do buda e de meu mestre Dr° Daisako Ikeda e propagar esse Budismo nos 4 cantos da terra para isso sei a importancia de uma pratica correta,porque praticamos a Lei de causa e efeito,Daimoku e mais daimoku até conseguir foi assim que eu aprendi e as vezes agente esquece e ai tudo para.Nam-Myoho-Rengue-Kyo,Nam-Myoho-Rengue-Kyo,Nam-Myoho-Rengue-Kyo........

Anônimo disse...

Olá, eu gostaria de uma meta para conseguir o gohonzon.

Cesinha Chaves disse...

Receber o Gohonzon "é" a meta!
=)

Anônimo disse...

Olá, Cesinha. Primeiro agradeço por esse blog maravilhoso. Segundo, eu gostaria de saber se a conversão para o Budismo de Nitiren Daishonin, é a concessão do Gohonzon.?

Cesinha Chaves disse...

Sim, caro Anônimo. A concessão do Gohonzon é o que conclui a a conversão para o Budismo de Nitiren.